Compartilhe
facebook twitter gplus mail

Dubai: para ir agora

04/07/2018
O Museu Etihad, inaugurado em 2017
O Forte Al Fahidi, que abriga o acervo do Museu de Dubai, é um dos locais obrigatórios para entender ahistória da cidade

Grandiosa, imponente, desafiadora e excêntrica. Todos esses adjetivos soam perfeitamente naturais para descrever Dubai, cidade que reinventou-se em pleno deserto e deu certo. Com arquitetura arrojada e assumidamente extravagante, Dubai é exemplo de futuro sem esquecer sua tradição, que se mantém viva nos antigos bairros residenciais e nos souks, os mercados que funcionam como alternativa com viés histórico aos gigantescos shoppings da cidade. Dizem que em Dubai tudo é possível. É difícil discordar.

 A ousadia de seus projetos e edifícios, como o Burj Khalifa, são insuperáveis. De forte cultura islâmica e ao mesmo tempo moderna, a cidade virou a referência máxima de liberalidade entre as nações de língua árabe. Há a tolerância de culto, a aceitação de costumes ocidentais e uma disposição ininterrupta para os negócios. A cidade proporciona diversas atividades durante o ano todo, permitindo ao visitante experimentar o autêntico sabor árabe, mas com o estilo de vida das grandes metrópoles.

 

Tradição e cultura
Ainda que toda a grandiloquência da Dubai moderna se imponha com as transformações vindas da riqueza proporcionada pelo petróleo, há um passado que a região insiste em preservar. Em diversos bairros históricos da cidade, a cultura tradicional se mantém viva, vibrante e acessível a todos.

Al Fahidi District
O antigo distrito compõe a parte antiga da cidade, com casas que datam do século 13. É um labirinto de ruas estreitas e de edifícios com arquitetura tipicamente árabe. Destaque para as barjeel, altas torres que serviam para direcionar a brisa aos cômodos inferiores das casas e assim refrescar as habitações. No bairro também se encontram diversos museus como o Centro Sheikh Mohammed e a Galeria Majlis. Há uma rica cultura em elementos históricos por Dubai. As raízes da cidade moderna remontam à década de 1830, variando desde a vinda dos beduínos, com as suas artes e ofícios tradicionais, como a tecelagem e a caligrafia árabe, a antigos locais e achados arqueológicos. O Forte Al Fahidi, que abriga o acervo do Museu de Dubai, é um dos locais obrigatórios para entender esta história.

Museu Etihad
Aberto em janeiro de 2017, o Museu Etihad está localizado no distrito de Jumeirah onde também está localizada a Union House. O museu projetado pelo escritório Moriyama e Teshima, de Toronto, no Canadá, tem uma área de 10 mil metros quadrados dedicados a exposições permanentes e temporárias, que narram a história dos Emirados Árabes.

Sheikh Mohammed Centre for Cultural Understanding
Criado em 1998, o SMCCU - Sheikh Mohammed Centre for Cultural Understanding - é um espaço multidisciplinar que mostra a cultura e os costumes dos Emirados Árabes. A instituição realiza diversas atividades, como uma interação com um Emirati, que explica sobre a cultura e a história local, além de visitas guiadas a patrimônios históricos e às mesquitas.

 

Arquitetura
A arquitetura é um dos maiores atrativos da cidade. Excêntrica e arrojada, ela é responsável por fazer de Dubai um destino em constante mutação, com alguns dos seus edifícios mais famosos sendo ícones da arquitetura moderna. Até onde a vista alcança, em Dubai cada construção é uma ode ao futuro.

Burj Khalifa
Com 160 andares, distribuídos ao longo de 828 metros de altura, o Burj Khalifa é o maior prédio do mundo. Está localizado na torre o Hotel Armani e uma infinidade de estabelecimentos gastronômicos. Para ter vistas incríveis da cidade, do deserto e do mar, é possível visitar o At The Top, no 124° andar, ou ainda o At The Top Sky, no 148° andar! O acesso aos mirantes se dá em um elevador que percorre a distância do solo ao topo à incrível velocidade de dez metros por segundo!

The Dubai Frame
Uma das novidades da cidade, a The Dubai Frame é conhecida como "a maior moldura do mundo", proporcionando vistas panorâmicas para o skyline de Dubai, e emoldurando atrações iconicas, quando observadas do solo, como o Burj Khalifa. Quem chegar ao alto da estrutura pode percorrer uma passarela elevada que conta com chão de vidro e vistas de Dubai. 

0 Comentário

Comentários com conteúdo impróprio e/ou spam poderão ser removidos.